Boa parte dos casais percorre alguns caminhos similares depois que se apaixonam. Namoro, morar junto, casamento, família… Em algum ponto, surge o momento de se perguntar se não é hora de comprar um imóvel próprio.
Mas qual ponto é esse?
Confira os tópicos a seguir e veja se você e seu amor estão prontos para essa etapa!
Planejamento familiar
Diferente do aluguel, o financiamento é um acordo de longo prazo. A maioria dos brasileiros compra um ou dois imóveis na vida, no máximo, portanto é uma decisão a ser bem pensada.
Antes de qualquer coisa, é preciso falar do futuro. O que vocês planejam para a vida a dois?
Pretendem ter filhos, se mudar para outro lugar, vender a casa posteriormente? Analisem todas as possibilidades e só a partir daí definam o tipo de imóvel que atende a esses desejos. Não seria muito legal comprar uma casa pequena agora para perceber, daqui alguns anos, que ela não é o suficiente para comportar os novos membros da família.
Planejamento financeiro
Todos os planos pessoais que vocês tenham vão depender também do lado financeiro. Caso vocês ainda não morem juntos ou dividam os gastos com outras pessoas, considerem que, além das prestações, haverá a alimentação e contas a serem pagas. Coloquem tudo na ponta do lápis para não serem pegos desprevenidos. Assim que estiverem preparados para isso, um grande passo já foi dado!
Poupança
Na maioria das vezes, a única maneira de financiar um imóvel é dando uma entrada de, ao menos, 20% do valor total. Isso porque as linhas de crédito só realizam o financiamento de 80%. Portanto, poupar é sempre o primeiro passo.
Mas, calma, há uma exceção neste caso! Imóveis que estão na planta trazem a possibilidade de parcelamento da entrada. Essa é uma vantagem que depende de alguns fatores, como o período de obras e o que for acordado em contrato. Certamente é uma ótima alternativa!
Padrão de vida
A vizinhança, a infraestrutura do bairro, as características do condomínio e da sua unidade farão bastante diferença. Não dizemos apenas no sentido financeiro — na sua qualidade de vida, mesmo!
Lembram-se do planejamento familiar, lá em cima? Ele também vale para o que está além das paredes do apartamento. A localização é ideal para a ascensão profissional que vocês pretendem ter? Há escolas por perto para quando as crianças vierem? Até o cotidiano é afetado se você não estiver satisfeitos com os estabelecimentos locais.
O momento de investir em um imóvel é muito particular para cada casal. Esperamos que esses fatores ajudem vocês a analisarem sua situação e os incentive a ir atrás de seu sonho. Quando entrarem no seu próprio apartamento pela primeira vez, vocês saberão que todo esse planejamento valeu a pena.